quarta-feira, setembro 22, 2004

YOGA: Capítulo 2

Krishna? Já ouviram falar né? Todo mundo já ouviu "Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare" pelo menos uma vez na vida. Aqueles carequinhas que vendiam incenso no ônibus. Pois é, são os Hare Krishnas mesmo. Essa cantoria é o maha mantra deles, como se fosse o Pai Nosso para os cristãos. E para a surpresa geral: Hare Krishna é yoga. É Bhakti (devoção) Yoga, que tem na base de sua filosofia a devoção a Krishna e a Prabuphada, o guru que iniciou esse tipo de prática.

O Bhagavad-Gita, assim como o resto dos Vedas não tem autores conhecidos. Foram os rishis, que os escreveram. Rishis eram iogues avancadícimos em iluminação que recebiam a sabedoria diretamente "da fonte" e passavam pro papel, em forma de metáforas, poemas, etc.

Os Vedas são a base da religião e filosofia hindu, que se misturam em grande parte com a filosofia iogue, mas isso não quer dizer que yoga seja exclusiva do hinduísmo ou até que yoga seja religião. Entre as muitas interpretações da yoga dos mestres e tal está a vedanta (ligada aos Vedas) que tem união com Deus como objetivo final, ou seja, crê em um ser superior ao qual estamos todos (des)ligados. Mas tambem existe a linha samkhya que não tem Deus como objetivo (apesar de não desacreditar em sua existência) mas sim a liberação e evolução do indivíduo. Existem outras, mas não conheco tudo.

Só pra mostrar que tem yoga pra todo mundo. Pra pessoas de qualquer religião, de qualquer crença, de qualquer cultura. Um total ateu pode ser um grande iogue. Jesus é tido como um iogue em máximo estado de iluminação. São Francisco de Assis é reconhecido até pelos grandes mestres da India como um dos maiores iogues que já existiu.

Pois bem, depois de Patanjali, a yoga estava "resolvida", hehehe. Ele definiu a Raja (real) Yoga, mostrando aonde tem que se chegar (samadhi) e como fazê-lo (sadhana) no sistema Ashtanga (oito partes). Já ouviram falar de Ashtanga Yoga? Não é exatamente isso. Essa que você ouviu falar é Asthanga Vinyasa Yoga (uma derivada da Hatha Yoga, que vou explicar depois).

Vamo lá então. Asthanga consiste de:
1. Yamas (abstenções de): violência (ahimsa), mentira (satya), roubo (asteya), atividade sexual não-moderada (brahmacharya), possessividade (aparigraha)
2. Nyamas (observâncias): pureza (saucha), contentamento (santosha), austeridade (tapas), estudo (svadhyaya), render-se a Deus (ishvara pranidhana)
3. Asanas, posturas iogues (que diferente do que muitos pensam, não é só pra enfeitar. Cada movimento, cada posição tem uma razão de ser, um objetivo, que traz equilibrio de corpo e espírito).
4. Pranayama. Prana é a energia vital, contida no ar. Pranayama é o controle do prana, ou seja, são práticas respiratórias que em conjunto com ásanas nos levam a plenitude do corpo físico.
5. Pratyahara (abstração dos sentidos). Nunca entendi esse muito bem, hehehe! Acho que se refere a algo como não prender muitos os sentidos nos objetos, e aprender a controla-los para sentir o que há dentro e não mais necessitar exclusivamente de estimulos externos.
6. Dharana (capacidade de concentração)
7. Dhyana (meditação, estado de controle das ondas mentais)
8. Samadhi (estado superconsciente, onde o iogue percebe sua união, é o objetivo da Yoga)

Tchananam! Legal né? Yoga é isso tudo. E dessa yoga, definida por Patanjali, as coisas comecaram a evoluir mais rapido. No século IX, um guru (Goraksha) resolveu explicitar mais a parte fisica da parada, acreditando que antes de conseguirmos meditar profundamente, precisamos equilibrar nossos corpos, nossas emoções e ter saude física. Mas pra variar, num escreveu nada, hehehe. Só no século XIV é que Swatarama escreveu algo bem parecido com os Sutras (tudo em aforismos), chamado Hatha Yoga Pradipika. Nascia assim a Hatha Yoga, que vocês ja devem ter ouvido falar.

A Hatha Yoga é a yoga que foca primordialmente na saude corporal, especializa-se nos asanas e nos pranayamas. Existem trocentas asanas, ja ouvi falar papo de 84.000, sendo 840 as principais e 84 as essenciais. Vários pranayamas, além de outras técnicas como yoganidra, mudras, kriyas, etc.

Expricando um pouquinho de Hatha. Essa palavra vem das raizes sânscritas Ha - que representa o Sol, ou a energia positiva, masculina, o yin, o corpo - e Tha - a Lua, ou energia negativa, feminina, o yang, a mente. Deu pra pegar mais ou menos né? Pois bem, Hatha Yoga é a prática usada para obter equilibrio entre esses polos no nosso corpo, equilibrar nossas emoções, nossas ansiedades. Através da pratica, podemos ter maior controle sobre os processos involuntarios do nosso organismo, como secreção de glandulas, respiração e até batimentos cardíacos (existem estudos que comprovam que iogues conseguem reduzir o metabolismo do corpo de acordo com a vontade). Tudo isso com exercicios e técnicas simples, ou seja, no fim das contas, só lucro. :)

As asanas, como ja falei, não são só pra aumentar a flexibilidade do corpo e pra se exibir. Elas mexem com o nosso corpo sutil (prânico), trabalham nossos chakras (centros de energia), afetam órgãos e glândulas diretamente, e mais um monte de coisas. E além do mais, mexem com o nosso emocional, com nosso controle mental. Adquirimos maior poder de concentração, reduzimos ansiedades, aprendemos a relaxar profundamente e uma tonelada de outros benefícios.

UFA, chega por hoje. :P