quinta-feira, setembro 23, 2004

YOGA: Capítulo 3


Mas por que eu to falando tanto de Hatha Yoga? Bom, primeiro por que é a yoga que pratico, e segundo por que ela foi a base para todas essas yogas que a gente conhece. No ocidente o termo yoga acabou sendo sinônimo de hatha yoga. Por aqui, sempre associa-se yoga a asanas.

Ashtanga Vinyasa, Purna (ou Yoga Integral), Power, Iyengar, todas essas tem como base a Hatha. Não vou me atrever a escrever aqui as particularidades de cada uma, pesquisem por si próprios, hehehe.

Hoje em dia tá cheio de yogas por aí. Não só essas que vem da Hatha, com foco no corpo, outras são só práticas meditativas, tem também Jnana (conhecimento) Yoga, Karma (ação, caridade) Yoga, Mantra (musical) Yoga, etc, etc, etc.

Então ja deu pra perceber que yoga é algo bastante amplo, e que eu não tava de sacanagem quando disse que estuda-la é fueda.

Hummmmmm, eu tinha pensado em fala um pouquinho do "cenário da yoga atual, no Brasil", mas acho que isso realmente não seria de tanta valia assim, menos ainda pro significado e filosofia iogues. Ia falar das brigas, ia falar do DeRose, da Uni-Yoga, as opiniões que tenho a respeito; mas querem saber? Não vou.

(som rolando: Bolero de Ravel - versão do Pink Martini)

Se quiserem saber, me perguntem. O que tinha de legal pra falar sobre yoga, ja falei, mesmo que de maneira bem simplória e resumida, mas ja da pra ter uma idéia. Ao menos uma idéia melhor do que a maioria das pessoas, até do que alguns praticantes.

É isso, ja ajudou bastante no meu aprendizado, espero que tenha tido o efeito esperado sobre vocês também. :P Assim todo mundo ganha.

Namastê!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

DEPOIS Q CONHECI A hatha YOGA,NÃO SEI VIVER SEM PRATICÁ-LA, ME FAZ UM BEM DANADO!!! PENA QUE A MÍDIA ÀS VEZES FAZ UM ENFOQUE ERRADO SOBRE O TEMA E A YOGA ACABA VIRANDO MODISMO DE ACADEMIA, COM A PRÁTICA COMPLETAMENTE DISTORCIDA.

9:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

The 6 Major Types of Yoga We have thoroughly examined yoga for kids to take the guesswork out of it.

1:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

I love your blog, I think I'm going to bookmark you!

You should check out my site time and stress management site.
It's all about this post related stuff.

8:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home