quarta-feira, junho 22, 2005

Ignorância Social

Já ouviram falar? Não? Ótimo, acho que cunhei essa expressão então, hehehe!

Tava lá eu lendo meu livrinho hoje quando li uma passagem interessante que dizia assim "... de acordo com o budismo as três causas primeiras do sofrimento são a ignorância, a ganância e a raiva. A ignorância, não num sentido de falta de informação, mas num equivoco de conhecimento sobre a essencia do eu e dos fenomenos naturais (o universo)...". Fiquei com isso na cabeça, mas isso na verdade só trouxe esse termo "ignorância" a tona na minha cabeça e a vontade de escrever.

A ignorância nesse contexto budista está relacionada ao último e mais sutil dos conhecimentos, logo é a ignorância no nível mais alto. Já essa que vou descrever seria a mais baixa e que considero mais básica, como se existissem estágios, e sem vencer esta, nem adianta buscar vencer as "próximas".

Existe no meio do caminho o que eu gostaria de chamar de "ignorância moral", e talvez isso seja assunto prum outro texto. Basicamente então: moral é aquilo considerado de acordo com as regras da sociedade e considerado BOM. A ética seria o conjunto de regras morais que um membro da sociedade deveria seguir. Definir o que é moral é mais complexo do que parece, visto que BOM e RUIM é totalmente subjetivo e sujeito a todas as variáveis sócio-político-econômico-culturais que você pode imaginar. Por exemplo: assassinato é imoral em qualquer lugar do mundo, já ter 20 mulheres pode ser imoral aqui mas é perfeitamente moral em alguns países do oriente médio. A moral geralmente está acompanhada pelas leis, mas nem sempre isso é perfeito, a gente vai se adaptando no caminho.

A ética de uma sociedade não dá tanto trabalho pra ser conhecida de todos. Ela vai ser desobedecida por muitos, que simplesmente optam e pronto, como existem assassinos, estupradores, políticos corruptos, etc. Alguns fazem isso por doença mental ou por crise passional, outros totalmente conscientes do ato imoral que cometem. Mas ignorar é difícil, diria eu impossível. (lógico que há exceções - por exemplo, quase ninguem sabe que no Sri Lanka a pena por porte de drogas é o enforcamento - considerado BASTANTE imoral no resto do mundo. Imagino quantos já não "rodaram" por ignorar esse fato).

A ignorancia social é mais light, pois trata-se de regras que não são tão claras, alias nem são regras, são coisas que podemos fazer para tornar a vida de todos mais agradável, e que se não fizermos, torna mais DESagradável. Num tem mortes e crimes envolvidas nessas coisas, nem ao menos violência, eu diria que nesse caso se trata de uma consiciencia coletiva míninma. Vamos ilustrar com alguns exemplos:
- jogar lixo no chão
- falar alto em local público
- fumar em locais fechados
- furar fila
- sentar no ônibus igual a um idiota

Esse último exemplo eu gostaria de elaborar, pois trata-se de um belíssimo exemplo de ignorancia social. Quem aqui já não sentou no assento do onibus pra descobrir que sentou ao lado de alguem que caga pra sua existencia e vai manter as pernas abertas e se bobear ainda deixar a bolsa ao lado? Isso é um típico ignorante social. Devia ser um ato automático, qualquer ser humano fechar as pernas ao vir alguem pra sentar do lado, afinal o assento é pequeno e não cabem duas pessoas de pernas abertas. Só por chegou primeiro tem direito a privilégios especiais?

Não que as pessoas façam isso de propósito (claro, o mundo também está lotado de idiotas, alguns fazem por que o são); o mais provável é que ignorem o fato de estarem sendo desagradáveis. Outro exemplinho besta: hoje eu tava voltando do restaurante onde almocei e passei em frente a um boteco fedido e tinha umas pessoas almocando em mesas na rua. Tinha um cara comendo, parecia mais um cachorro de tão nojento que eram seus movimentos, tão sujo era seu rosto e tão barulhenta era sua mastigação. Ele nao faz isso por que quer. Provavelmente, nunca ninguem ensinou a ele que comer assim incomoda a maioria das pessoas e não disseram pra ele o jeito certo de fazer. Ele IGNORA!

Acho que por essa ser a mais light das ignorancias, tambem é a mais facil de ser combatida. Basta observar seus habitos, de preferencia os involuntarios, refletir e ver quais estão incomodando. Se puder parar com eles, por que não? Imagina se todo mundo fizesse isso. Não ia ser muito melhor?

Partindo do fim desta ignorancia primordial, pode-se passar para o conhecimento moral e ético, praticar o bem. Depois, o conhecimento da verdade cósmica e o último dos conhecimentos que é o do eu íntimo, pois que se existe algo sobre o qual somos absolutamente ignorantes, é isso. Dividir pra conquistar!

Paz!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Putz..adorei o seu texto!
Falo alto em locais públicos, não públicos, aliás, toda a minha família fala alto e, realmente tenho me importado com isto. Mas é tão difícil controlar...a gente se empolga.
Mas concordo em gênero número e grau com vc a ignorância assola o mundo, principalmente a social...o descaso que as pessoas têm com o próximo, mas eu chamo isto de RESPEITO!
É papo pra horas!!!

5:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Onde clico pta curtir??!!
:-)
Mto booom mesmo...parabéns!

3:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cara...texto muito bom
Muitas pessoas precisam ler isso
O mais irritante são aquelas pessoas pras quais a gente chama a atenção por estarem agindo irritantemente e elas dizem que não estão nem aí e que são velhas pra mudar

4:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Rosa, minha família também é assim...todos falam muito alto e quando eu digo isso eles não dão a mínima, se dizem velhos pra mudar e que tenho que aceitá-los assim
O mais engraçado é quando eles se sentem no direito de falar o que quiserem de qualquer um e exigirem mudança...pior que a ignorância é ignorância com hipocrisia..

4:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home