sexta-feira, setembro 01, 2006

Estava eu ontem conversando com uma amiga e mostrei a ela as fotos do Boom. "Que lindas as fotos, que lugar foda. É mais uma daquelas raves?". Respondi "É sim, e puta que pariu, que rave, uma das maiores do mundo, foi foda demais!" ao que ela simplesmente replicou "Credo!".

Credo.

Essa foi a palavra usada por ela ainda muitas vezes na conversa até que foi melhor mudar de assunto.

Já me acostumei a muito com essa repúdia que as pessoas tem com a musica eletrônica, e nem fico mais batendo boca. Hoje em dia o que sinto quando escuto essas coisas é pena. Tenho realmente pena de quem pensa assim. Me sinto um privilegiado pelo simples fato de ter nascido com os neurônios arranjados de tal maneira que a musica eletrônica entra no meu cérebro suavemente e me faz feliz.

A música eletrônica tem vantajens sobre as outras e vale muito a pena gostar. Como é bom poder começar a ouvir, ir na primeira festa, curtir aquele som e querer mais. Ai depois você vai na segunda, na terceira e na quarta você reconhece uma musica. Pronto, fudeu, você está fisgado. Reconheceu uma musica em meio aquele tum-tum-tum de maluco? Você já é fã de ME, prepare-se, pois um mundo de possibilidades vai se abrir pra você, cuidado pra não se deslumbrar demais.

A ME te mostra coisas. Mostra que existem muitas vertentes completamente diferentes e que até tem galeras, lugares e eventos específicos pra cada uma dessas vertentes. Quem não conhece e acha tudo a mesma merda não poderia estar mais enganado! É bom perceber isso. Quando você não gosta de algo dificilmente você vai perceber as diferenças e nuances. Pra maioria das pessoas, musica classica é tudo igual, violino pra la e pra ca não é? Mas não é. A ME destroi esse tipo de preconceito exatamente pelo fato de que todo mundo acha que tum-tum-tum é tudo igual e sabemos muito bem que não é nada disso. Lógico que você pode escolher tirar esse conhecimento da ME ou não, pode continuar detestando Axé e falando que é tudo igual, a ME só mostra as coisas pra você.

Como é bom gostar de uma musica que é a cara do futuro e que está apenas começando. Que possui uma quantidade de artistas e produções tão gigante que é impossível acompanhar. Como é bom saber que sempre vai ter novidade por aí. Sim, os outros tipos de musica possuem quantidades massivas de artistas/faixas, mas por exemplo, na musica classica, você só vai ouvir em CD e de vez em nunca ir a uma sinfonia, mas nunca vai ver o Mozart e nem o Beethoven regendo. Nada contra gostar de coisa antiga, rock antigo é o que há, adoro varios já falecidos. Mas convenhamos, não é foda adorar um som e ter a oportunidade de ver o autor daquele som se apresentando e tocando a musica ao vivo? Não só um, mas dois, três, quatro na mesma noite! Isso a ME vai te proporcionar, por que ela é enorme e cresce a passos de gigante.

Como é bom quebrar seus proprios preconceitos. Começar ouvindo fullon, depois passar pro progressivo, progressive house, eletro-house, house, techno, etc, etc (mas continuar gostando de tudo e vez por outra tacar aquele fullonzão velho que te fez se apaixonar pelo estilo a um tempão atrás). Eu costumava dizer que odiava house, que era musica de boiola. Que coisa feia a se dizer, primeiro por que é preconceituoso contra os gays e segundo por que é uma ignorancia completa dizer que um tipo de musica feito para um tipo de pessoas é automaticamente ruim. Estou passando a curtir house cada vez mais e entender por que é um dos estilos de ME que mais bomba no mundo todo. Ter toda essa gama de diferentes estilos na sua carteira de preferencias só traz vantagens. Mas bitolação pode acontecer com qualquer gosto, de comida, roupa, até artes. ME não é remédio milagreiro, mas que é porreta, ah isso é.

Com música eletrônica você pode dançar despreocupado. É disparado o tipo de música que te dá mais liberdade pra dançar do jeito que você quer, com a roupa que você quer, aonde você quiser. Ninguém julga se você está dançando esquisito ou se está simplesmente parado no dancefloor viajando no som.

Que outro estilo musical te arrasta pra locais isolados e lindos? Que outro tipo de musica você curte num festival na praia, no cerrado, em montanhas com visuais e cenários de tirar o fôlego? Trance psicodélico pede isso, e essa associação é uma benção, além de saudável. Muito melhor do que curtir seu estilo preferido em uma boate fechada cheia de gente fumando ou em uma sala tão chique que você tem até medo de esbarrar em algo e quebrar.

A troca de sorrisos. As pessoas estão na pista de dança dançando e querendo trocar energia com todo mundo, você olha para os lados e reconhece em cada sorriso que aquela pessoa está gostando de ver você dançar, reconhece em um rosto de olhos fechados que a pessoa está viajando muito com o som, esse tipo de energia não tem em lugar nenhum. Ok, se quiser, ache que isso tudo está relacionado ao uso de drogas, que como está todo mundo doidão, naturalmente estão sorrindo. Vou dizer uma coisa, drogas não fabricam sorrisos, drogas extravasam emoções, se você for um cuzão careta, vai ser um cuzão drogado.

E as festas? E os festivais? Tem coisa melhor? Já fui viciado em hardrock, em hiphop, em rock progressivo, em instrumental, musica celta, blues, jazz, em rock antigo, etc. Ja fui a muuuuitos shows de mutios dos meus idolos. Que experiencia fantastica foram todos eles (especialmente os workshops dos meus idolos da gaita) mas eu nao consigo compara-los a festivais e as festas fodonas que ja fui. Festival é o clímax dos fãs de trance psicodélico, é como um sonho a se alcançar, um sonho possível, e quando você vai, vê que não exageiro o que tanto falam, é realmente mágico e transformador. Por isso que sinto pena dos meus amigos que falam "credo". Nunca vão chegar perto de entender o que sentimos quando estamos no dancefloor de um festival, ou descansando em um chillout. Acham que somos todos malucos de ficar cinco dias acampado em lugar onde toca a mesma musica o tempo todo.

É, devemos ser meio malucos mesmo, ainda bem. Se os festivais fossem cheios de gente normal ia ser um saco!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

aaaaaaaaaaaaaa que fodaaaaaaaa!
ai, gozei lendo esse texto! PQP! Falou tudo q eu penso, e um pouco mais. Da maneira mais foda do mundo.

olha, sinceramente. Eu me sinto literalmente abencoada de ter "descoberto" a musica eletronica. Me transformou em uma nova pessoa, transformou minha vida. Eu agora estou num lugar onde ME nao existe, mas chicago ta logo ali e amanha to numa festinha.

Em dezembro estarei no universo paralello e ainda virao mtos outros festivais, mtas outras festas.

E a frase final foi a coisa mais foda. Se os festivais fossem cheios de gente normal ia ser um saco mesmo e eu ia parar de ir!

eeeeeeeeeeeee

beijos da sis

2:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mel disse pra eu ler esse seu texto e tava aqui lendo. Li depois de ir na minha primeira festa Rave....vc descreve simplesmente tudo! e tb digo se acham que todos que gostam de musica eletronica eh doidao...entao vamos ser doidoes....deixa os normais pra la com suas vidas caretas!....
Foi a primeira de muitas que irei..

prazer bjs

bella

11:43 da tarde  
Blogger By ЯєиΛи ○کTiL€ ○ ૐ ÞکyTѓΛиcΣ ૐ said...

Afs PReConceito...

Ashahsuah

ainda Existe éssa Porcaria....

Pra q TEr Um PReconceito Com Uma

COisa tao PErfeita...

De Uma Coisa TEnhO Certeza. Mtos

Mtas PEssoaS JUlga DUas LInha Sem

SABe..

Tpo PsyTRanCe

I FEsta RAve...

Na Era DA techNogiCa Aida Ocorre

o PreConceito com musica Eletronica...

+ mtos Nao saBe q MUsica ELeTronica Nao é Droga..


BauM Todos Sabe Q Em FEsta RaVe

rola Droga, + nem todos q tao ali

nao Vao Pra Usar Droga, i sim Vao

pra ver A grande Fusao o HOmem

Com Suas MUsIca e batidas pesada.

i a NatuReza q c torna uma coisa

PErfeita...

+ Pra q Preconceito LIga pra q a

Socidade Pensa...

'' Foda-Se o PreCOnceito ''

''That is My کTiL€ ૐ ÞکyTѓΛиcΣ ૐ

'' PraZer''...

ЯєиΛи کTiL€ █۞█ ૐ ÞکyTѓΛиcΣ ૐ


''I Love Party RaVe..''



Espere! É a batida começando... a

velocidade tá aumentando... total

acelerado... ápice das batidas,

Ihaaa! BUMMMMM... silêncio... e RecoMeça novamente!

É assim, esse é o ritmo que

revolucionou uma geração, mudou a

maneira de fazer festas, de unir

as pessoas e dançar!

Nos fez mudar a forma de pensar e

até a hora de curtir uma festa.

Integrou o homem, a tecnologia, a

dança e a natureza.

Fez vc olhar as estrelas e ver

mais a aurora, curtir o dia e

apreciar o crepúsculo.



ॐ Þکy será sempre Þکy ॐ


ૐ کєjΛ qυΛl fσr σ ritmσ,Oυçα!کєjΛ

qυΛl fσr Λ vibє,کiиtΛ!کєjΛ qυΛl

fσr σ lυgΛr, DΛиcє! Rєbσlαtiσи (√)

ON ㅤLєt'ک gσ..Tυиt'z,tυиt'z,tυи'z...



''Aqui Pra Quem quiser ADD ai
Só pra terem certeza... MUsica ElEtroNica nao é Droga''.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3680582

5:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home