terça-feira, janeiro 15, 2002

2050??? Po... faltam 48 anos né? Eu vou estar cooommmm.... 71? Puta merda... completamente gagá... q merda!

Entao com certeza eu acho uma coisa... seja como o mundo estiver eu vou achar uma merda... velho acha tudo uma merda. Nao nao, agora sério. Acho q nao vai mudar muito nao... 50 anos nao é tanta coisa... eu sei eu sei q nunca o mundo mudou tanto em tao pouco tempo como tem mudado nos ultimos 15, 20 anos... mas mesmo assim.. o grosso vai continuar o mesmo, as pessoas vao ser a mesmas.

O que com certeza vai ficar absurdamente evidente é a influencia da tecnologia em nossas vidas.. em 2050 os computadores que usamos hoje vao ser considerados tao fedorentos como as calculadores que se vende em camelô hoje. Acho que nem vai existir mais PC... vai ser a era dos "gadgets"... celular tb vai ser coisa do passado... vai ser uma aparelinho, talvez do tamanho de um Palm que faz a porra toda... esse aparelinho vai ter 10x (ou mais) o poder de processamento de um PC fodão hoje, vai tocar musica, vai fazer ligacao, mandar email, e tudo mais. Talvez akela malukice de "body computer" deslanche. Quem sabe? Vai ter um monte de cyborgs andando por ai... no Japão eu nao dou 10 anos pra isso acontecer.

No cenario geo-politico, eu realmente nao consigo ver o q pode acontecer... eu cada vez entendo menos de relacoes internacionais... as guerras sao cada vez mais secretas, tudo acontece cada vez mais rapido e com menos mudanças do que acontecia antes. Exemplo... se imagine na idade media... naquela época se voce fosse sujeito a um rei mas quisesse independencia, vc declarava guerra ao reino... essa guerra ia ser super sangrenta, podia durar anos... e vc podia ou nao ganhar. Se voce ganhasse, o mapa mudava. Iam haver novas fronteiras, talvez um novo pais surgisse, follow?

Hoje em dia nao é mais bem assim... as coisas sao muuuuuuuuuito mais complicadas e ja ta todo mundo cagado de guerra pq sabem q se a chapa esquentar muito morre todo mundo. Perceberam como nessa parada do Afeganistão ficou todo mundo com rabo entre as pernas? Um bando de viadinho batendo palmas pro Bush na conferencia da ONU. Aposto q no fundo estavam todos pensando "quem esse mongoloide pensa que é?", mais todos se renderam ao poder dos EUA. Eu queria muito que aquele imperialistas arrogantes tomassem porrada do Taliban e tivessem um segundo Vietnã, mas temos que assumir que americano nao é burro e nao comete o mesmo erro duas vezes.

Pra mim isso é o mais impossivel de prever... nao tem como saber como vai estar o MUNDO daki a 50 anos... nunca se sabe por que "revolucoes" passaremos... quais serao as descobertas da ciencia. Vao curar a AIDS? Vao terminar o genoma? O clone humano vai se tornar trivial?

Posso entao puxar essa discussao pra outra direcao? Essa foi minha tia que sugeriu. Se liga só... Quando nascemos, Deus nos da uma alma certo? Quando morremos nossa alma fica eternamente no paraiso na vida eterna certo? E o clone? Quem vai dar alma pro clone? Nao pode ser Deus, ja que ele ja nos deu uma, nao pode dar outra. E ai? Nos somos Deus? Clones nao vao ter alma? Como a igreja vai reagir a isso?