segunda-feira, maio 10, 2004

O CAMINHO


Bem vindos mais uma vez ao maravilhoso mundo das idéias malucas de Christian Dechery. esse analista de sistemas carioca, que gosta de tocar gaita, ir ao cinema, escutar musica, comer Bono, fazer trilhas e que acha que é filósofo só por que pensa em merda o dia inteiro. :)

Acho que depois do meu ultimo texto ficou bem claro que varias coisas estão acontecendo comigo e que minha visão a respeito de varias coisas está mudando. Quando coisas assim acontecem, você passa a enxergar novas coisas, passa a ver o quão idiotas eram coisas que voce costumava gostar e o quão importantes são outras que você costumava desdenhar. Além disso tudo, tem os insights (nao existe palavra em portugues pra isso, tem?).

Hoje eu tive um insight andando na Av. Rio Branco, voltando do Citibank, onde fui encerrar minha conta. Viagem né? Nada a ver total, bom, whatever.

Estava la eu pensando sobre a felicidade, os caminhos, Deus, paz e um monte de outras coisas. Vamos a minha viagem então. O mundo eh extremamante, mas extreeeeeeeeemamente diverso. Existem pessoas de todos os tipos que você pode imaginar, e o dobro disso que você não pode. Pensando nisso e colocando em perspectiva eu penso: será que existe UM caminho? Uma estrada que nos levaria todos a felicidade, a plenitude do espirito? Algo me leva a crer que por mais belo e sublime que isso possa parecer, não é bem assim.

Primeiro vamos entender o que eu chamo de "caminho". Caminho pra mim é aquilo que cada pessoa encontra para a felicidade. Tá bom, isso é bem brega e clichê, mas não vou ficar escrevendo bonito a toa, deu pra entender né? O caminho pode ser um companheiro. Uma pessoa pode encontrar na esposa ou no marido a felicidade plena, um amor tão grande que preenche por completo. O caminho pode ser uma atividade física como um esporte: surf, futebol, alpinismo, whatever. Pode ser arte: musica, pintura, dança, cinema, etc. Pode ser religião, pode ser puro altruísmo, sim, pode. Acredito de verdade que existam pessoas no mundo que se sintam completas pelo simples fato de fazer bem aos outros. E não vamos aqui vangloriá-las demais, por que, segundo minha teoria, não o fazem por pura "bondade" mas por que isso é seu caminho e os faz sentir em paz e felizes.

Agora vamos definir rapidamente felicidade. Isso ja foi escrito por dezenas de milhares de pessoas. Só na seção de auto-ajuda de uma livraria qualquer devem existir milhões de páginas a respeito. E olha o mané do Christian se achando. Felicidade é complexo demais. Mas pra mim (pelo menos o que seria) felicidade é um estado onde as emoções estão sobre controle, não existe ira, raiva, ódio, ansiedade, pena, arrependimento, e nada dessas coisas. É uma paz plena do corpo com o espírito, onde tudo é absorvido e aceito, seja bom, mal, péssimo ou ótimo. Felicidade é paz. Paz de espírito. Pensa num alpinista. Você nao acha que ele está totalmente em paz quando está la no alto de um paredão procurando o próximo ponto de apoio? Um surfista não está em paz (apesar de toda a adrenalina correndo nas veias) quando dropa uma onda perfeita e termina num tubo? O ruim dessas duas ultimas atividades que qualifiquei como caminho é que são efêmeras. Não tem continuidade.

As religiões por exemplo, que também são caminhos, tem a característica de "pegar" mais, pois são ensinamentos e doutrinas que acompanham o individuo em cada uma das suas decisões e ações. Se a entrega for completa, a pessoa pode atingir a paz plena. Não estou vangloriando religião. Pra mim, vale a máxima "um homem sem religião é como um peixe sem bicicleta", mas temos que aceitar que existem várias pessoas que alcançaram felicidade e plenitude através da pratica religiosa - mesmo quando, no meu ver, boa parte dessa multidão de gente que segue praticas religiosas apenas se conforta pelo fato de ter alguem para lhe dizer qual caminho seguir, mas não necessariamente encontrou de verdade o caminho que lhe foi destinado. Outro problema esta na caracteristica expansionista da maioria das religiões em querer mostrar que o "caminho" proposta por elas é o ideal para todo o mundo e para todas as pessoas. Desculpem-me, mas não é. Da mesma maneira que existe uma monstruosa diversidade de povos e culturas, existe também essa diversidade para os caminhos. Cada um deve achar o seu. E não se deixar enganar por caminhos propostos por outras pessoas só por que funcionou para elas. Pode até funcionar, mas não vá achando que é garantido e tenha força para dizer "realmente, isso aqui não serve pra mim, tô fora, vou procurar em outro lugar".

O que eu estou querendo dizer é que para cada pessoa existe um caminho. Está escrito, não sei onde, talvez na alma, sei lá. Pessoas que desistem de buscar o seu caminho e vivem a vida só para "aproveita-la" estão negando a si mesmos. Isso acontece mais do que devia, é triste. Tem gente que se perde no caminho, acha que está indo na direção certa, mas não está, em algum ponto confundiu esquerda com direita e vai cada vez mais fundo pro lado errado. Terroristas, fanáticos, assassinos, ditadores, torturadores, etc. Você acha que eles são felizes? Dá pra ser feliz com tanto ódio? I doubt it. Existe caminho pra eles também, dificil é faze-los enxergar, já que eles acham que estão no certo e você no errado.

Errado também é achar que o caminho está nas coisas, nas práticas. Como assim? O caminho não está no aplinismo, não está no cristianismo, no mergulho, na meditação ou no que for. O caminho está dentro de cada um, e essa "coisa" que se vai fazer ou praticar é apenas um catalizador para que encontremos a nós mesmos. A paz procurada é a paz interior e não a tão falada "paz entre os povos", por que essa só vai acontecer quando as pessoas passarem a procurar seus caminhos com verdade e parar de querer enfiar Deus goela abaixo das pessoas, por se achar detentor de uma verdade superior. Também não estou dizendo para que negemos todos os líderes espirituais e gurus, mas apenas que se formos seguir um, façamos com o mesmo ceticismo com o qual aceitamos as palavras de um professor e não engolir tudo o que eles têm a dizer. Por que aquilo pode ser o caminho dele e dos seus seguidores, mas não necessariamente é o seu, líderes espirituais tem por definição carisma e brilho e podem ofuscar a visão de pessoas desesperadas e perdidas. E quando se está perdido, qualquer caminho que leve para algum lugar, serve, não é?

Saiba reconhecer os sinais que a vida apresenta, as pessoas que cruzam o seu caminho, as graças e desgraças que lhe sucedem. As coisas não acontecem por acaso. TODOS tem um caminho e este está sempre desimpedido e nunca engarrafado ou fechado pra obras.

Eu já achei o meu caminho? Não sei, mas pelo menos já sei que estava no errado. E tô começando a voltar na estrada em direção a encruzilhada pra pegar o certo. Talvez a busca não termine nunca, pois um caminho pode levar a outros. Não sei se rola algo como "kct, era isso o que eu tava procurando" tão profundamente, sabe? É uma coisa mais sutil. Algo como o a angústia, saudade, euforia. Você SENTE, tanto no espirito como no corpo. E sente a aproximação também, assim como quando você está indo para um lugar onde sempre quis ir e de certa forma sabe que falta pouco pra chegar mesmo não fazendo idéia de onde está.

Algo me diz que Yoga é o meu caminho. Não sei por que, não dá pra explicar. Não pratico a muito tempo e nem conheco tão bem a filosofia. Mas eu simplesmente adoro praticar, como poucas vezes na vida adorei fazer alguma coisa, foi uma identificação total. Eu sou a prova viva de que "a felicidade está no caminho", pois se a Yoga vai me levar a plenitude espiritual, a união total do meu eu terreno com Deus, a própria estrada por si só ja é linda demais, imagina quando chegar lá. :)