quinta-feira, janeiro 17, 2002

48 anos.... é realmente muito tempo, mas acho que se a discussão fosse para outro período (menos tempo) teríamos opiniões mais fortes e menos viagens.
Eu sou otimista com relação ao nosso futuro como humanidade, e acho que esse otimismo vai começar a se concretizar em breve.
Não acredito que nos transformaremos em uma sociedade perfeita nesse tempo, mas estaremos BEM mais adiantados nesse caminho do que estamos hoje.
As pessoas começaram a entender que os princípios geradores da Revolução Francesa; Liberdade, Igualdade e Fraternidade (que acabaram influenciando o pensamento social da maioria dos paises desenvolvidos ocidentais) devem ser aplicados à todos os povos da terra.

O Jabor falou uma coisa que ficou na minha cabeça; "Sempre existirá violência enquanto os mais privilegiados mantiverem a riqueza longe do alcance dos menos privilegiados." Essas pessoas, além de não ter como alcançar a riqueza, também são mantidas em silêncio, sendo ignoradas sempre. Nesses casos, eles só alcançam algum microfone quando explodem alguma coisa ou matam alguém.
Isso pode ser visto no mundo todo com os atentados terroristas, não só do Bin Laden, mas da grande maioria os grupos. Pode ser visto no Brazil, quando o MST faz barreiras nas estradas e a PM desce o cacete. Isso pode ser visto da janela da sua casa, quando o menino que nasce na favela e não tem perspectiva de crescimento, entra para o bonde do traficante local e começa a matar policiais. Ele vai morrer cedo, mas acha melhor viver pouco e bem do que ter uma longa vida de merda.

Como o mundo vem se tornando cada vez mais um lugar menor, o descamisado que antes ficava a dias de distância das nossas casas agora está passando a noite no capacho da sua porta. Esse descamisado, que não tem banheiro, caga embaixo da janela do seu quarto. Com isso todos estão tomando conciência que se eles não melhorarem de vida, eles farão com que nossas vidas também não melhorem. Já se fala em desenvolver os países Árabes, assim os futuros Talibãns e Sadam Huseins não terão a força de hoje, já se fala em Estado Palestino em ajuda (não financeira, mas de desenvolvimento) à Korea do Norte, no Brasil já existe uma voz cada vez mais audível, que clama pela maior distribuição de renda, melhor educação, menor impunidade e coisas mais...

As pessoas já viram que a riquesa isolada traz a inveja e as reações são, em sua maioria, violentas e desagradáveis para todos. Até em Israel já existe uma voz cada vez mais crescente que clama pela desocupação dos territórios palestinos e a formação de um estado independente. Eles viram que, enquanto os palestinos forem oprimidos, as bombas continuarão a explodir restaurantes e onibus em Israel. O negócio é dividir para não brigar..

Acho que nosso mundo vai ser bem melhor no futuro. Discordo do Mizi quando falou de que as pessoas serão as mesmas então pouca coisa vai mudar. Eu acho que apesar das pessoas serem as mesmas, seu pensamento não é... Essa é a beleza da natureza humana, nós nos adaptamos a qualquer situação, mas sempre tendo em vista dias melhores.

Geo-Politicamente falando, eu acho que 11 de Setembro foi o início de grandes mudanças no mundo. Apesar de os eventos atuais não indicarem isso, eu acredito que os EUA vão perder sua egemonia econômico-política rapidamente. Eles tem adotado crescentemente, uma política isolacionista em relação ao resto do mundo, casualmente ignorando tratados internacionais importantes, desrespeitando as leis internacionais com seus tribunais militares para estrangeiros, seu apoio incondicional à Israel e o resto de merdas que o Bush está fazendo.
Isso tudo, combinado com o avanço da China no cenário econômico mundial e a implantação (com sucesso) do Euro podem contribuir para o declínio da liderança americana. E uma coisa eu sei porque viví lá por 7 anos. Os americanos não sabem ser segundo colocados, (não disse que eles não gostam; eles NÃO SABEM). Não sabem entrar em guerra com um mais forte, não sabem competir com um melhor, enfim não sabem ser segundos. Isso pode lhes trazer a ruína.

Acho que a China tem o potencial do Japão, com algumas diferenças fundamentais. Eles não estão, nem nunca estiveram sob a tutela (e rédeas) de algum país ocidental, eles tem o maior mercado consumidor do mundo, tem mais recursos naturais que a Europa e EUA juntos e tem uma política centralizada, onde a direção do PC não se apega somente à ideologia comunista (como na URSS), mas sim no desenvolvimento da nação. A China é o único país do mundo com um plano quinquenial (5 anos) para os próximos 50 anos. E no final desse plano, o leitor vê as seguintes palavras; "LIDERANÇA MUNDIAL". Acho que isso tem tudo para acontecer, e quando acontecer, acho melhor a gente saber falar Mandarin.

Quanto a cyborgs, eles já existem hoje... Quem estamos querendo enganar? Já existe gente vivendo hoje com corações, braços, pernas, ouvidos, etc. mecânicos, li na Wired que os caras já estão patenteando um olho mecânico que é muito mais potente que o olho humano normal (tem zoom e night vision) e se parece com um olho humano. Daqui a pouco, neguinho vai conseguir fazer todas as partes humanas siteticamente! Já pensou nisso? Teoricamente, podemos nos tornar imortais. É foda...

Também acho que todos os nossos "equipamentos" (celulares, PCs, Palms, câmeras, etc.) se tornarão um só, em uma máquina pequena e que tem um poder de processamento incomparável com o que temos de melhor hoje. Mas as coisas, não necessáriamente, serão como hoje...
Quem disse que o email existirá da forma como é hoje? Pode evoluir para imagem e voz, por exemplo. Como o Mizi mesmo disse, "são muitas possibilidades" e não tentar prever o que pode acontecer é um exercício fútil, mas importante. Tentar visualizar as diferentes possibilidades de futuro, nos dá a oportunidade de escolher o que melhor nos convêm, e assim podemos traçar nosso caminho para chegar nesse lugar.


Queridos FDBs,

Excelente pedida Rogério! Falar do mundo daqui a 50 anos é uma viagem e tanto...
Tem muitas coisas para se falar sobre o futuro. Porém, Antes de pensar em como as coisas no futuro estarão, penso primeiro se a nossa geração se comportará como os idosos atuais diante da tecnologia e seu desenvolvimento.
Pode ser que eu esteja errado, mas na minha filosofisse seremos velhos totalmente diferentes do velhos atuais.

Capítulo 1 – A velhice no futuro

Me desculpa Mizi mas com 71 eu não vou estar gagá! Isso é coisa pra programador!!! Pode ser que com uns 80 ou mais, mas antes disso num rola. Também discordo que estarei achando tudo uma merda, pelo menos não quero que isso aconteça.

Outro dia conversei com meu avô. Contei pra ele as maravilhas que ele poderia encontrar na Internet; falei de MP3 ( até baixei umas músicas pra ele), mostrei sites do seu interesse, Câmera digital, etc, etc. No final preparei uma surpresa; instalar um computador meu na casa dele com com direito a Internet e helpdesk do próprio neto. Com toda a fascinação e incompreensão que ele transpareceu em nossa conversa respondeu:
–Muito obrigado, mas eu não quero. Já desisti de aprender isso há muitos anos.

DESISTIU!? Como??? Isso foi meio que um choque. Até então nunca tinha me dado conta que poderia desistir de aprender algo. Mas isso eh outro assunto.
O que quero ressaltar é a AVERSÃO e a dificuldade em assimilar tecnologias. Pô, a minha avó então nem se fala... Cansei de contar as vezes que tive que explicar os comandos do videocassete!

De fato, o que ocorreu foi uma grande explosão tecnológica na segunda metade do século XX , tudo muito novo, sem precedentes. A impressão que eu tenho eh que a geração deles nunca foi preparada para compreender e assimilar tudo isso o que aos poucos fez com que que eles perdessem o bonde.

Acho que nós estamos e estaremos muito mais preparados para assimilar tecnologias e com muito mais rapidez no futuro do que a geração atual.
Nós já sabemos que o bonde na verdade é um trem bala e não falta comunicação para nos manter atualizados.

Imagina algum invento de complexidade similar a de um VHS daqui a 50 anos. Recuso qualquer tipo de idéia que me faça pensar que terei o mesmo comportamento da minha avó. Ou que desistirei de aprender algo novo.

Vcs acham que eu to falando merda???

Quero ver se eu escrevo ainda sobre A Era dos Gadgets e as mudanças dos proximos 50 anos. Cacete! Acho que isso aqui vai estar totalmente diferente do que eh hj !!!!!!!!!!!
Deixa eu pensar melhor e eu escrevo sobre isso.
daki a 48 anos... porra, eh tempo pra cacete... certamente as coisas mudarão bastante.... mas acho que cybors não existirão...

a ciência ainda está engatinhando na área de biochips.... acho que os cyborgs serão os clones... talvez inventem uma série de usos para os clones, como, por exemplo, tarefas que ninguém gosta de fazer como lixeiro, empregada doméstica e etc... mas será isso justo com eles??? será que terão uma consciência??? acho que a definição mais correta pra alma é a nossa consciência.. essa não morre jamais... nessa baboseira de paraíso, eu não acredito... a nossa consciência que continua através dos tempos, enquanto existir alguém que lembre de nós... quando o tempo passar e ninguém mais souber da nossa existência, aí a nossa consciência morre, cai no eskecimento... eu tenho uma teoria quanto a isso... mas acho que vou acabar fugindo do assunto... deixemos essa discussão pruma outra hora... por agora, vamos tentar imaginar como será o mundo daki a 48 anos... la vai:
Com relação a geopolítica, acho que existirão menos países... e, por mais que achemos que somos um país livre, sempre seremos dominados por um mais forte que nós.... isso é fato, pois assim eh o ser humano... ele precisa de liderança.. precisa ser guiado... mas aí pode surgir a pergunta: e o líder, não precisa de liderança??? sei que não se deve responder uma pergunta com outra, mas o que seria do líder se não existisse ninguém pra ser liderado??? os liderados são a base da existência do líder.. é um tipo de parasitismo, que pode ser benéfico ou maléfico, e isso não podemos prever...
acho tb que o mundo está mudando um pouco e talvez... vamos pegar um pequeno exemplo.. todos nós sabemso que quem manda no Brasil é a Globo... ela faz a opinião pública, elege e destitiu presidentes.... mas, no ano de 2001, a globo teve um dos maiores prejuízos da história... nem a globo cabo resistiu....é obvio que isso não vai acabar com a globo, mas talvez ela esteja perdendo poder...
sabemos também (quando falo sabemos, são suposições que achamos certas, mas não temos como provar) que os EUA mandam no Brasil... por lógica simples, os EUA mandam na Globo... e os EUA perderam bastante popularidade nessa guerra com o afeganistão.... eles incitaram ainda mais a raiva do povo do oriente médio, que não teve nada a ver com o que o Bin Laden fez... e com isso, perderam um pouco de popularidade com o mundo ocidental.... acho que as coisas estão mudando... e essa mudança é muito devagar, e talvez nem estejamos mais nesse mundo pra ver os resultados dela, mas acho que daki a 48 anos, essas mesmas mudanças estarão bem mais acentuadas... e talvez até lembremos do que discutimos aki...
quanto a tecnologia, é difícil prever, pois estamos cada vez mais acelerados nessa área e o crescimento é uma progressão geométrica... podemos ficar prevendo aki mil e uma coisas fodas... mas, mais importante do que prever se poderemos usar um orelhão pra mandar um email, é prever se o ser humano saberá usar tanto poder para ajudar outras pessoas... se a tecnologia beneficiará a todos ou se continuará beneficiando somente que detém o poder e o dinheiro.... se conseguiremos usar a tecnologia em favor de doenças... ou seja, é mais importante tentar prever se o ser humano está mudando e se poderá se adaptar bem ao ambiente que nos espera daki a 48 anos...
espero que sim... não quero colocar outras pessoas num mundo onde 80% dos noticiarios são sobre assassinatos, empobrecimento, guerras e outras coisitas mais que vemos todo o santo dia...

Bom, acho que já falei demais... vamos esperar a opinião dos outros membros desse nosso distinto BLOG...

abração!!!!!

terça-feira, janeiro 15, 2002

2050??? Po... faltam 48 anos né? Eu vou estar cooommmm.... 71? Puta merda... completamente gagá... q merda!

Entao com certeza eu acho uma coisa... seja como o mundo estiver eu vou achar uma merda... velho acha tudo uma merda. Nao nao, agora sério. Acho q nao vai mudar muito nao... 50 anos nao é tanta coisa... eu sei eu sei q nunca o mundo mudou tanto em tao pouco tempo como tem mudado nos ultimos 15, 20 anos... mas mesmo assim.. o grosso vai continuar o mesmo, as pessoas vao ser a mesmas.

O que com certeza vai ficar absurdamente evidente é a influencia da tecnologia em nossas vidas.. em 2050 os computadores que usamos hoje vao ser considerados tao fedorentos como as calculadores que se vende em camelô hoje. Acho que nem vai existir mais PC... vai ser a era dos "gadgets"... celular tb vai ser coisa do passado... vai ser uma aparelinho, talvez do tamanho de um Palm que faz a porra toda... esse aparelinho vai ter 10x (ou mais) o poder de processamento de um PC fodão hoje, vai tocar musica, vai fazer ligacao, mandar email, e tudo mais. Talvez akela malukice de "body computer" deslanche. Quem sabe? Vai ter um monte de cyborgs andando por ai... no Japão eu nao dou 10 anos pra isso acontecer.

No cenario geo-politico, eu realmente nao consigo ver o q pode acontecer... eu cada vez entendo menos de relacoes internacionais... as guerras sao cada vez mais secretas, tudo acontece cada vez mais rapido e com menos mudanças do que acontecia antes. Exemplo... se imagine na idade media... naquela época se voce fosse sujeito a um rei mas quisesse independencia, vc declarava guerra ao reino... essa guerra ia ser super sangrenta, podia durar anos... e vc podia ou nao ganhar. Se voce ganhasse, o mapa mudava. Iam haver novas fronteiras, talvez um novo pais surgisse, follow?

Hoje em dia nao é mais bem assim... as coisas sao muuuuuuuuuito mais complicadas e ja ta todo mundo cagado de guerra pq sabem q se a chapa esquentar muito morre todo mundo. Perceberam como nessa parada do Afeganistão ficou todo mundo com rabo entre as pernas? Um bando de viadinho batendo palmas pro Bush na conferencia da ONU. Aposto q no fundo estavam todos pensando "quem esse mongoloide pensa que é?", mais todos se renderam ao poder dos EUA. Eu queria muito que aquele imperialistas arrogantes tomassem porrada do Taliban e tivessem um segundo Vietnã, mas temos que assumir que americano nao é burro e nao comete o mesmo erro duas vezes.

Pra mim isso é o mais impossivel de prever... nao tem como saber como vai estar o MUNDO daki a 50 anos... nunca se sabe por que "revolucoes" passaremos... quais serao as descobertas da ciencia. Vao curar a AIDS? Vao terminar o genoma? O clone humano vai se tornar trivial?

Posso entao puxar essa discussao pra outra direcao? Essa foi minha tia que sugeriu. Se liga só... Quando nascemos, Deus nos da uma alma certo? Quando morremos nossa alma fica eternamente no paraiso na vida eterna certo? E o clone? Quem vai dar alma pro clone? Nao pode ser Deus, ja que ele ja nos deu uma, nao pode dar outra. E ai? Nos somos Deus? Clones nao vao ter alma? Como a igreja vai reagir a isso?
O que vocês acham que vai acontecer com o mundo no futuro?
Mas digo no futuro distante (em relação as nossas vidas), algo como quando nossos netos forem adolecentes em 40 - 50 anos.
Como vai ser nosso mundo no ano 2050?
Qual será nossa organização geo-política?
Como será(ão) nosso(s) sistema(s) monetário(s)?
Enfim, como será a vida do cidadão global de 2050?

Essas são algumas das perguntas que eu costumo viajar quando a Maria chega lá em casa, mas é difícil encontrar alguém para falar dessas coisas porque sempre que queimamos a erva daninha tem alguma coisa mais engajada para fazer. Faz muito tempo que não fumo só para curtir o barato, por isso resolvi colocar essa discussão aqui.

segunda-feira, janeiro 14, 2002

Coeh Gnuzada!!!!
Já tem um tempo que penso em registrar minhas idéias e ter a possibilidade de discutir assuntos que vem a minha cabeça (principalmente qdo tô chapado). Nunca fiz isso, porém estou empolgado com esse novo desafio!!
Bom, Infelizmente não estou com tempo agora para escrever.( isso não eh desculpa)
Mais tarde falo pra vcs o que eu acho do nosso querido nhaco.
Já que o NoBru comentou sobre esse papo, vamos lá...
Eu li um livro que falava sobre os efeitos (e porque) das drogas no cérebro humano.
A nossa querida Maria Joana causa a diminuição da velocidade com que nosso cérebro computa as informações que recebe dos diferentes sentidos.
Quando essa diminuição ocorre, sua cabeça não para, mas o input diminui, por isso o cérebro tem "mais tempo" de analizar cada informação.
Posso dar o exemplo de um filme rolando (sem nhaco) e um show de slides (com nhaco). Fumado, no show de slides, você (sua mente) tem a chance de analisar cada detalhe do slide, mas não tem a possibilidade de "ver" o movimento.
Quando você está de cabeça limpa, vê o filme com movimento, mas devido a velocidade com que as informações chegam a sua cabeça, você acaba (automaticamente) ignorando os detalhes que veria se estivesse retardado.
Portanto, é somente uma sensação de que você vê e pensa em coisas que não pensaria quando está sóbrio. Na verdade, você está vendo e pensando as mesmas coisas que o cara ao lado que não fumou, mas ele está ignorando certos detalhes sobre os quais você está viajando. Por isso quem não está louco nunca consegue "acompanhar" quem está louco, na verdade, quem não está louco não consegue "diminuir sua velocidade" para acompanhar os malucos.
Mas como eu sempre digo: Me deixa aqui na retaguarda que eu não tenho pressa!

domingo, janeiro 13, 2002

Ou ou ou... quer parar? Isso aqui num é diário não porra! É blog de filosofia, se quiser falar da vida crie um outro blog tipo "Minha vida pela-saca" ou alguma coisa assim... aqui é só para FDBs... :)

Falanho em nhaco, eu tava num outro Blog sobre a descriminalização da mesma. Vamos filosofar a respeito, shall we? Eu até contribui para a discussão, mas aqui é melhor para viajar, vamos lá.

Esse papo de descriminalizar é meio estranho, ja repararam como isso meche com as pessoas? Por que será? Será que se alcool fosse ilegal, e nego quisesse legalizar ia dar essa mesma merda? Pq será que o ser humano sempre tem q reclamar de tudo? As pessoas que nao fumam maconha simplesmente a odeiam, e quem fuma adora. E daí? Daí que eu fazia parte das que odiavam... qdo eu era adolescente, eu simplesmente desprezava maconheiro, eu até usava essa palavra com gosto: "aquele muleke é um merda, um maconheiro!". Hoje eu fumo, me amarro, acho maconha uma parada totalmente relax, muito mais do que alcool. (eu sei que não estou "filosofando", mas considero colocar meu ponto de vista sobre a erva relevante para que minha teoria tenha sentido, ou não), Let's keep moving.

Eu acho, que o que rolava na minha cabeça, é mais ou menos o que rola em quase todas. Eu desprezava maconha, mas em um certo nível, eu invejava as pessoas que a consumiam, talvez pq adolescente seja idiota e goste de tudo o que não pode, ou talvez pq geralmente maconheiro é mais "cool" que os caretas. Então, eu sempre quis experimentar, mesmo pq nessa época eu era um poço (sem-fundo) de timidez e nem o alcool me ajudava a desinibir, eu só ficava bebado, mas continuava bundão. Talvez a nhaco me desinibisse, de repente doidão eu fosse ficar "cool". Aconteceu, experimentei, óbvio que da primeira vez foi uma merda, só dor de cabeça e gosto ruim de fumaça, mas eu sabia q nao era assim, entao fumei de novo e viajei... e foi ali que eu vi pq tantas pessoas gostavam de nhaco.

Não é que nem ficar bebado. Ficando bebado, vc só fica idiota, com o pensamento lento, e mais sujeito a idiotices do que qdo está sóbrio. É super legal, tanto que alcool é uma das molas do nosso mundo, as outras são sexo e dinheiro, right? Heheheh. Eu bebo tb, mas nao muito, tenho gastrite, e se me empolgar acabo passando horas namorando a Celite. Ultimamente eu tenho conseguido me controlar com cerveja, se eu beber só breja fica tudo ok.

Whooooooooooppppps... voltando a erva danada. A viagem da nhaco é 1000x melhor do q a alcoolica, nao sei pq, mas além de TODOS os sintomas de ficar bebado, vc pode tirar o mal estar estomacal, e a desorientação exagerada. Com nhaco, ninguem nunca passa mal (eu nunca passei) e ninguem fica tao torto como fica qdo bebe, obvio que fica meio lesado, mas é totalmente controlavel. E o mais legal, vc viaja, vc pensa em coisas que nunca pensaria sobrio, vc cria teorias sobre as coisas mais absurda, mais ridiculas, e ao mesmo tempo sobre as coisas mais incriveis. Eu mesmo ja me peguei filosofando sobre a teoria da evolução, da linguagem, etc, pra vcs verem. Eu nao sei se esse efeito é o comum, acho q cada pessoa tem sua reação, mas uma coisa é certa, todo mundo gosta! hehehe

Pelos poderes de Sócrates, agora vamos filosofar.
Cocaína, heroína, ópio, ácido, crack, etc.. etc.. etc.. isso tudo é porrada na veia (as vezes até literalmente falando). Eu nunca experimentei nenhuma, mas eu nao sou idiota, e sei bem os efeitos dessas drogas na pessoa. O que leva entao pessoas cultas, educadas a consumir essas merdas? Como vc explica escritores geniais, pintores, musicos que mudaram a sua perspectiva na vida com sua arte, cientistas que criaram teorias que mudaram o mundo. Todos esses drogados. Alguns até morrem por causa dessa merda. Droga. Devia se chamar MERDA. Acho que assim as pessoas entenderiam melhor.

A gente ve normalmente rock-stars ou escritores perturbados, ou pintores revolucionarios cheirando pó. Mas ninguem sabe realmente como é a vida dessas pessoas. É muito simples ver na TV o que a merda da midia mostra. Ela mostra o que quer e o que interessa mostrar. As vezes essas pessoas tem problemas. Nao como os nossos, de grana, e etc. Mas problema de familia, de relacionamento, depressão. É foda... tem gente que nao aguento o sucesso. Tem gente que nao suporta perder os amigos para a fama. Isso é desculpa entao para se drogar? Claro que nao, mas pelo menos é um argumento para aqueles idiotas que ficam martelando que quem se droga é fraco, é pobre de espirito. A Cassia Eller acabou de morrer de overdose (suspeita-se). Uma tremenda perda. E ai a filha da puta da midia ja ataca perguntando sobre se a morte foi realmente causada por narcoticos, e fica todo mundo constrangido e na defensiva. FODA-SE... e se foi? Eu ia achar irada se chegasse alguem (a irma, a Lan Lan, a Eugenia, qq um) e falasse "Foi sim, ela tava de saco cheio do sucesso, da midia, se drogava o dia inteiro e acabou morrendo...e dai, o que voce reporter de merda tem a ver com isso?".

Esse assunto é BEEEEEEEEM complicado, pq tb nao se pode deixar as coisas rolarem. Intorpecentes matam, e o pior, nao matam só os consumidores. Antes fosse, pq assim seria um simples (simples é o caralho) problema de opção - se a pessoa quer se drogar, problema dela -, mas morrem muitos mais no trafico, na rota das drogas e tudo que ela envolve, pq drogas sao ilegais.

To cansado, vou dar uma parada pra tomar café, sao quase meio-dia e to morrendo de fome, mais tarde eu volto...

Naturalmente voltei, mas nao na data prevista... - e alias agora eu to no trabalho, e nem devia estar aki escrevendo, mas eu to meio de saco cheio do q to fazendo entao vamo lá.
Aonde eu estava (perai que vou dar uma relidinha basica pra me achar...)??? Ah é... lembrei. Eu tava passando na banca agora a pouco e vi q a capa da Superinteressante desse mês fala exatamente sobre o q eu to falando.. tá algo assim na capa "Já vimos que o problema não tem solução, então o que fazer?". É sinistro mermo... por todos os lados que se olha, sempre tem prós e contras. Eu nao sei se valeria a pena legalizar ou descriminalizar. Talvez melhorasse, mas ai volta o argumento - que eu nao gosto de usar - e o cigarro? e a cerva? Sao legalizados, e as pessoas mongas continuam fumando e bebendo, e morrendo e morrendo e morrendo e morrendo. Ja parou pra pensar em qtas milhares (milhoes?) de pessoas ja morreram direta ou indiretamente por causa dessas duas merdas q existem na nossa sociedade?
Será q se liberassem a coca e o pico, as pessoas iam consumir menos pq agora é legal? Eu nao sei responder isso... alias eu nao sei merda nenhuma... eu só to escrevendo isso tudo pq eu fico puto com caretas que se acham donos da verdade (como eu a uns 5 anos) achando q quem se droga é burro, fraco e oprimido. Nao é... se a pessoa se droga, na maioria das vezes, é pq tem um motivo. Obvio que a motivacao pode variar entre: um riquinho imbecil que quer "experimentar" só pq todo mundo faz até um muleke de rua que cheira cola pra enganar a fome.... vc pode condenar o segundo? Eu nao... e o primeiro? Talvez... eu condeno, mas nao sou dono da verdade... nunca fui rico, nao faco parte da esfera social deles, nao sei quais sao os problemas q enfrentam (pode acreditar, existem, dinheiro nao é tudo) entao é complicado sair acusando.

Pra mim a unica maneira de resolver (se é q essa palavra cabe) esse problema é sei la, de alguma maneira erradicar as mais "sinistras". Tipo opio, coca, etc... Erradicar mesmo, manipular geneticamente de uma maneira que em 5, 10 anos seja impossivel plantar essas merdas. Pq elas nao trazem beneficio nenhum, nao servem pra porra nenhuma a nao ser pra fuder com as pessoas... entao acaba de uma vez.

Mas por favor, quando fizerem isso... deixem a Cannabis Sativa em paz. HEhehehehe