domingo, agosto 08, 2004

ENCANTOS


O mundo e a vida são cheios de encantos. O ser humano carrega em si um conjunto muito especial desses encantos, me arriscaria a dizer até, os melhores entre todos eles. As emoções humanas, suas expressões em forma de artes, atitudes, gestos. Poucas coisas tem tamanho efeito sobre nós como tais "encantos" humanos, não é?

Com encantos vem os defeitos também. Afinal, não existe bom e belo sem os conceitos de ruim e feio. Um dos defeitos do homem é querer projetar seus desejos e anseios em poucas coisas ao invéz de deixá-las espalhadas por aí, bem distantes uma das outras, cada uma em seu lugar e tempos específicos, como sempre aconteceu na natureza.

Procurar por todos os encantos em uma só pessoa em um só momento, é como procurar uma paisagem onde haveria um pôr-do-sol junto com uma lua cheia, um céu limpo e azul claro, ao mesmo tempo estrelado e infinitamente negro, com montanhas de neve ao fundo, cachoeiras por todos os lados, e vislumbrar tudo isso, descalço, pisando na mais fofa e alva das areias em uma praia virgem, com ondas de água límpida levemente batendo em suas canelas.

Nossa, seria desagradável né? Mas pense bem, tudo isso junto tornaria muito dificil apreciar cada um desses encantos como devida atenção, as comparações seriam inevitáveis e fatalmente um encanto entraria em choque com outro.

Portanto, deixemos os encantos aonde eles se encontram naturalmente. Espalhados por varias pessoas, em varios lugares, em diversos momentos e acontecimentos. Perdeu um encanto, um evento, uma pessoa, uma paisagem? Relaxe, o mundo tem uma reserva infinita deles sobrando, com certeza ainda tem muito pra se aproveitar.